PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO 11

Cultura do caju ________(1) bem tratada porque evita fome na Guiné-Bissau

Banana21.png

O presidente da Associação de Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG), Jaime Gomes, defendeu hoje que o caju pode evitar a fome no país e criticou a forma como aquele produto é tratado pelas autoridades.

Dados do Governo guineense apontam o país como sendo o quinto maior produtor mundial ________(2) castanha do caju, com cerca de 200 mil toneladas anuais, e Jaime Gomes acrescenta que mais de 85% da população rural ________(3) do caju.

O presidente da ANAG disse que "faltam políticas realistas" do Governo para "melhorar e fazer render mais" o caju da Guiné-Bissau cuja produção "poderia facilmente" atingir o "duplo ou triplo" da safra atual.

Jaime Gomes, que considera o caju o "jazigo mais precioso que a Guiné-Bissau tem", adiantou que se não ________(4) uma "política realista e imediata", muitos pomares, nomeadamente nas regiões de Biombo (Nordeste) e Bolama/Bijagós, no Sul, poderão desaparecer.

Segundo Jaime Gomes, as pragas estão a "dar cabo" das plantas velhas, nomeadamente as que foram ________(5) na década de 1950.

O líder dos agricultores guineense disse estar triste pelo facto de não estar a vislumbrar "nenhuma resposta prática" do Ministério da Agricultura perante a praga que os camponeses designaram de 'serra-caju', insetos que cortam os ramos até deixar o cajueiro doente e morto.

"Há outras pragas que atacam o caule, há outras que atacam as folhas, outras ainda que comem as flores", sublinhou Jaime Gomes, que apela à intervenção do Governo e do Banco Mundial, uma das mais ativas instituições que apoiam o setor do caju do país.

No próximo dia 28, na vila de Nhacra, a 40 quilómetros de Bissau, deve ser aberta a campanha oficial de comercialização do caju, mas, até àquela data, Jaime Gomes exorta os agricultores a não venderem o seu produto por menos de 500 francos CFA (cerca de 0,76 cêntimos de euro) o quilo.

O presidente da ANAG disse ter já informações de que em algumas zonas do país o caju está a ser comprado, por comerciantes, a 350 francos CFA, com a alegação de que o Governo ainda não fixou o preço de referência mínima.

"Não há o preço de referência mínima este ano, mas há o preço do ano passado", observou Jaime Gomes.

fonte: https://www.tsf.pt (20/3/18)
----------
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.

1.
Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1:
b) Espaço 2:
c) Espaço 3:
d) Espaço 4:
e) Espaço 5:

NOTA: É importante resolveres a pergunta 1. antes de passares às outras perguntas.



2. Considerando que em 2014, a Guiné-Bissau era o 4.º produtor mundial de caju, quando este texto foi escrito, em 2018, o lugar ocupado pelo país na lista de produtores:


3. Qual a expressão do texto que prova claramente que o caju evita a fome na Guiné-Bissau?


4. Há pragas que são uma ameaça para os cajueiros. Quantos tipos de pragas são referidos no texto?
    1.   
    2.   
    3.   
    4.   
5. Segundo o texto, os cajueiros mais antigos são os que são:


5. Analisa a lista de oito hipóteses e indica o antónimo (palavra com sentido oposto) adequado para cada uma das seis palavras a seguir transcritas (sublinhadas no texto).

a. mal -
b. faltam -
c. velhas -
d. triste -
e. doente -
f. mínima -


6. Léxico: fermento da imaginação, alimento da comunicação!
Partindo de cada verbo no infinitivo, inspira-te no exemplo. Clica na seta para baixo e escolhe a palavra certa entre as três apresentadas.

/ Verbo noNome (substantivo) Adjetivo
Infinitivo presente do indicativo pretérito perfeito do indicativo
1 2 3 4 5
Ex. casar eu caso você casou casamento casado
a. abrir tu você
b. facilitar nós eu
c. plantar ele elas

Presente do indicativo: hoje, agora, neste momento, atualmente./Pretérito perfeito do indicativo: ontem, há uma semana, há um ano.
Você corresponde à 3.ª pessoa do singular (ele). Ele canta/Você canta.
Vocês corresponde à 3.ª pessoa do plural (eles). Eles cantam/Vocês cantam.



Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: